terça-feira, 26 de agosto de 2014

A temporada da NCAA está prestes a começar! Veja o que você precisa saber sobre o College Football: Parte 1

Manziel foi pra NFL, mas você possui inúmeros motivos para assistir a NCAA.
Tradição. Honra. Emoção. Glória. O College Football é uma mistura gigantesca de tudo isto. De origem muito mais antiga que o futebol americano profissional, possui uma popularidade que as pessoas que não conhecem ou entendem a situação se estranham, mas nós explicaremos o porquê no guia abaixo. Adicione o sábado aos seus dias de futebol americano e venha conosco!

O guia está dividido da seguinte maneira:


Parte 1: O que é o College Football, Divisões, Conferências, Pós-temporada e Regras (26/08)
Parte 2: O acesso, as bolsas de estudos e o que torna o College Football tão popular (27/08)
Cheerleader de Alabama.
1. O que é o College Football

O College Football é a modalidade de futebol americano das universidades, faculdades e academias militares da NCAA, entidade atlética que rege os esportes nas universidades. É praticado por atletas que estiverem dentro das suas respectivas universidades durante o período. Os jogadores podem atuar por no máximo 4 anos na universidades (que é o tempo máximo que cada graduação leva nos EUA para ser feita). Cada temporada recebe uma denominação específica, e que é aplicada principalmente aos estudantes-atletas:

1ª temporada: Freshman (calouro)
2ª temporada: Sophomore (segundo-anista)
3ª temporada: Junior
4ª temporada: Senior

Ainda existe também a redshirt, que consiste em retirar um jogador do elenco da universidade por um ano (geralmente aplicado no 1º ano, embora possa ser aplicado em qualquer temporada) em troca de mais uma 5ª temporada, caso o jogador queira. Portanto, quando um jogador é chamado de Redshirt Junior, ele está em seu 4º ano. Para que um jogador seja elegível para jogar na NFL, basta ele estar 3 anos fora do High School (o Ensino Médio americano). No entanto, a quase totalidade dos jogadores opta por jogar nas universidades porque dá extrema visibilidade aos jogadores (vide Johnny Manziel em Texas A&M) e a quase total inexistência de futebol americano equivalente em todo o resto do mundo. Basta ele ser um Junior ou um Redshirt Sophomore para estar elegível para o Draft, que é o grande processo de recrutamento de jogadores universitários para a NFL.

2. Divisões e conferências

A NCAA possui 3 divisões (I, II e III), e a 1ª Divisão ainda possui uma subdivisão: FBS (a subdivisão superior) e a FCS (subdivisão inferior). Diferentemente do futebol, o que define a qual divisão uma universidade pertence são os recursos financeiros. Uma universidade com poucos recursos financeiros raramente pertence a FBS, pois dificilmente terá condições de honrar a todas as bolsas de estudos que possui direito a oferecer. Entretanto, universidades podem ser ascendidas de uma divisão para outra. Nesta temporada, por exemplo, Appalachian State, que jogava na FCS, disputará a FBS em 2014, embora não esteja elegível para jogar Bowl Games em 2014.

Bom, limitaremos a explicação das conferências à divisão superior, a FBS. Em 2014, a FBS terá 128 universidades disputando jogos. Cada universidade faz 12 jogos na temporada regular, sendo 8 jogos entre times da conferência (exceção dada a PAC-12 (em que são 9 jogos entre times da conferência), das conferências com menos de 12 times (em que todos enfrentam todos dentro da conferência) e das universidades independentes, por motivos óbvios) e o restante dos jogos são definidos pelas próprias universidades através de negociações com outras universidades, que podem ser de qualquer uma das divisões nas semanas em que a universidade não possua confronto contra times dentro da conferência.

As universidades podem escolher a qual conferência quiserem pertencer. O número mínimo de equipes que uma conferência pode ter é 8, e é necessário um mínimo de 12 universidades para que se possam ter duas divisões e poder ter uma final de conferência entre o campeão de cada divisão, que sempre é realizado pelos times de melhor campanha, segundo os seguintes critérios:

1. Campanha dentro da conferência (não importa se você tiver uma campanha geral de 8-4 e o adversário tiver 10-2, se você tiver mais vitórias dentro da conferência, é o campeão da divisão);
2. Campanha geral (se a campanha entre as equipes dentro da conferência for a mesma);
3. Confronto direto (caso ambos acima estiverem empatados);

Por isso, as conferências fazem negociações constantes com universidades para garantirem aos menos 12 times para poder ter uma final de conferência e, consequentemente, mais dinheiro.

As conferência da FBS são:





Obs: Notre Dame faz parte da ACC, com exceção do programa de futebol americano, que prefere ser independente por uma série de razões que lhes favorecem.

Podemos dizer que as conferências mais fortes sejam, em ordem decrescente de importância: SEC, PAC-12, Big Ten, Big XII, ACC e American Atletic Conference (The American). São as universidades dessas conferências que caracterizam a quase totalidade das grandes universidades do país, a disputa dos principais Bowls e de títulos nacionais.

3. Pós-temporada

A pós-temporada da NCAA é diferente da pós-temporada da NFL. Na NCAA, a pós-temporada é disputada em Bowl Games. O que são estes Bowl Games?

Os Bowl Games são jogos de pós-temporada que cada equipe elegível pode disputar e sua participação varia de acordo com seu desempenho na temporada regular e em que posição de rankings feitos pelos treinadores e da imprensa que o time se encontra. Para disputar um Bowl, é necessário ter, no mínimo, 6 vitórias durante a temporada. Entretanto, isso não é garantia de que a universidade estará garantida em um Bowl. Quanto melhor o desempenho, mais importante será o Bowl disputado. Atualmente, são mais de 35 Bowl Games, sendo que 4 deles começarão a ser disputados neste ano. São eles:


Os Bowls mais importantes são: Rose, Sugar, Orange, Fiesta, Cotton e Peach Bowl.

Até 2013, os Bowls eram definidos por um controverso sistema de computador, que combinava o record das equipes com a dificuldade do calendário, o que fez com que, por vezes, universidades com pior record ficassem melhor ranqueadas do que outras, devido a maior dificuldade de calendário. Caso clássico foi o de Utah em 2008, que venceu todos os jogos e não foi ranqueada para a final nacional por não ter um calendário tão difícil quanto os finalistas Florida e Oklahoma, que perderam um jogo durante a temporada. Os dois times melhor ranqueados disputavam o BCS National Championship, de onde antes saía o campeão nacional.

Em 2014, a NCAA finalmente decidiu abolir, ainda que lentamente, o sistema de Bowls e instituiu o College Football Playoff. Os playoffs passarão a ser disputados da seguinte maneira: os 4 times melhor ranqueados por um comitê formado por ex-estudantes-atletas, treinadores, jornalistas e diretores escolares disputarão as semifinais, que serão 2 dos 6 principais Bowl Games citados acima, que serão revezados de ano a ano. Para esta temporada, os Bowls serão o Rose Bowl e o Sugar Bowl. Os vencedores das semifinais disputarão a final nacional, que neste ano será no AT&T Stadium, estádio do Dallas Cowboys, no dia 12 de janeiro de 2015. Para cada Bowl vencido há seu troféu específico, e vencer o Bowl dá créditos, prestígio e uma melhor posição no ranking final.

O formato dos outros Bowls não muda. Os times ranqueados a partir de #5 até os times que tiverem 6 vitórias em quantidade suficiente de Bowls irão disputar os restantes jogos.

PS: Lembrando que os times são ranqueados de #1 até #25. Após isso, não são ranqueados.

É por meio deles que muitos jogadores da NFL são melhor avaliados, por jogarem em uma condição diferente da que estão acostumados, na maioria dos casos.

4. Regras

As regras do futebol americano universitário são um pouco diferentes em relação a NFL. Tais diferenças você pode conferir melhor aqui.

Deixe a sua opinião

Também queremos saber a sua opinião sobre a NCAA. Opine, comente, pergunte. Nós estaremos aqui para responder às suas perguntas. Amanhã tem mais! Não perca.

0 comentários:

Postar um comentário