quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A temporada da NCAA está prestes a começar! Veja o que você precisa saber sobre o College Football: Parte 2

Jameis Winston correndo com a bola na final nacional de 2013. Ele será uma das atrações de Florida State neste ano
Tradição. Honra. Emoção. Glória. O College Football é uma mistura gigantesca de tudo isto. De origem muito mais antiga que o futebol americano profissional, possui uma popularidade que as pessoas que não conhecem ou entendem a situação se estranham, mas nós explicaremos o porquê no guia abaixo. Adicione o sábado aos seus dias de futebol americano e venha conosco!

O guia está dividido da seguinte maneira:

Parte 1: O acesso, as bolsas de estudos e o que torna o College Football tão popular (26/08)
Parte 2: O que é o College Football, Divisões, Conferências, Pós-temporada e Regras (27/08)


Cheerleader de Alabama.
1. O acesso e as bolsas de estudos

Se por um lado as universidades perdem vários jogadores todos os anos para a NFL, por outro se reforçam de maneira tão ou mais abundante em quantidade por meio de recrutamento de jogadores do High School. Olheiros fazem análises de jogadores promissores das escolas, e sites especializados ranqueiam jogadores por estrelas, que vão de 0 a 5. Os melhores geralmente acabam parando nas melhores universidades, que possuem mais recursos, melhores equipamentos, treinadores extremamente qualificados e estádios gigantescos, alguns com capacidade superior a 100 mil espectadores.

As universidades podem oferecer bolsas de estudos aos estudantes-atletas, que cobrem todos os custos escolares, mas não os custos de alimentação, moradia e gastos extras. Entretanto, notáveis jogadores fizeram destaque nas universidades mesmo sem ter bolsa, como Clay Matthews, OLB destaque em USC e nos Packers. Os jogadores não podem receber salários, por ser uma instituição denominada amadora, ainda que processos de ex-jogadores queiram acabar com isso e exigir vantagens financeiras pelo lucro gerado às suas universidades.

Entretanto, para ter acesso à universidade é necessário ter uma pontuação mínima, que varia de divisão para divisão. Caso o estudante-atleta não obtiver a média necessária, estará impossibilitado de entrar na universidade. Na universidade, não obter média nas provas pode acabar vetando sua participação em partidas da temporada.

A quantidade de bolsas que cada universidade pode oferecer varia de divisão para divisão. A FBS pode oferecer até 85 bolsas de estudos para futebol americano ao mesmo tempo. Já os times da FCS podem oferecer até 63 bolsas e na Divisão II, 36 bolsas. Na Divisão III, as bolsas são proibidas.

2. O que torna o College Football tão popular

O futebol americano que conhecemos surgiu nas universidades. Antes mesmo de qualquer franquia da NFL surgir, ele já era largamente praticado nas universidades. No decorrer dos anos, sofreu muitas alterações, mas uma coisa nunca mudou: a paixão do americano pelas universidades.

Não há uma explicação única e específica para a paixão pelo College Football, mas tentaremos explicar: em um país que é extremamente apaixonado pelo esporte, as universidades ganham crescente popularidade à medida que não há uma equipe profissional na cidade: o estado de Alabama não possui nenhuma franquia da NFL, e tal fanatismo acaba resultando em uma das maiores rivalidades da NCAA: Alabama e Auburn (na NCAA, as rivalidades são muito mais ásperas do que na NFL). Mas não é apenas em Alabama que isto acontece: acontece em Oklahoma, em Los Angeles, lugares onde não existem franquias da NFL. Quase todos os estados americanos possuem uma universidade na FBS, de uma maneira que se estende territorialmente de maneira muito maior que na NFL.

Além disso, existe uma cultura de tradição, orgulho e paixão muito antiga, que é passada de pai para filho, de geração a geração. Talvez não consigamos explicar com exatidão em um texto toda a paixão que o americano sente, e que nós, por vezes, não conseguimos entender. Por não receberem salários, são vistos como heróis, que jogam pela camisa, com garra, pela tradição e pelas cores da universidade. Faculdades cujos jogadores recebem idolatria e cobertura jornalística semelhante a de jogadores profissionais. Por vezes, as pessoas acabam preferindo assistir ao jogo da universidade que ao jogo da franquia da NFL, por mais que ambas situem-se próximas. Como a maioria dos jogos acontecem no sábado, é um bom horário para assistir. Acredite: até fatores políticos influenciam.

Algumas coisas são tradições pioneiras das universidades: as bandas marciais, as cheerleaders e os mascotes. Diferentemente da NFL e toda a sua pirotecnia, na NCAA as bandas marciais é que tocam o barco. Elas partem de fora do estádio, tocam o fight song da universidade pelas ruas rumo ao estádio, animam a torcida dentro do estádio antes do jogo, no intervalo entre as descidas, Touchdowns, Field Goals e Show do Intervalo. Abaixo estão dois vídeos: um da banda da Universidade de Tennessee passando pelas ruas de Knoxville em um dia de jogo tomando o caminho para o estádio, e o outro é de Ohio State e seus conhecidos Shows do Intervalo, em um tributo a Michael Jackson. Veja:



Já as cheerleaders são famosas nos Estados Unidos pelas suas acrobacias e fora deles possuem imagem estereotipada; mas fazem parte de uma importante cultura americana, que permanece viva a cada geração que passa e possui até campeonato próprio.

Cheerleaders de Oregon.
Os mascotes são outra tradição antiga. Alguns mascotes possuem história gigantesca. Outros são extremamente estranhos. Mas é algo que faz parte da cultura das universidades.

Feios, bonitos, estranhos, engraçados. Cada mascote possui sua história.
Se considerarmos também que para muitos dos jogadores a NFL é um objetivo quase impossível, a NCAA transforma-se em um sonho mais alcançável e não por isso menos desejado. Diante da cobertura nacional de grandes emissoras (ESPN, CBS, NBC) sobre as universidades e os jogadores, jogadores de sucesso nas universidades se tornam extremamente populares e se tornam o centro das atenções pelo período em que lá jogam.

Considerações finais

Com isto, chegamos ao fim do nosso guia. Não perca nenhum jogo do College Football. Nós atualizaremos constantemente o site sobre os jogos, classificação e tabelas. Para conferir a tabela de jogos da temporada regular da NCAA, clique aqui. Além disso, deixe a sua opinião nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário