sábado, 12 de julho de 2014

54 dias para a NFL - A Arte de Esperar


Saber esperar pela oportunidade no momento certo é uma virtude. O homem em questão no post de hoje ficou nos 49ers por quase uma década, aprendendo e esperando pacientemente, até que quando enfim chegou a sua hora, ele agarrou a oportunidade e brilhou. Falamos aqui de um dos maiores head coaches da  história dos Niners e da NFL: George Seifert.

Nascido em San Francisco, George tentou carreira como jogador de futebol americano, mas não deu muito certo. Ele jogou como guard e linebacker pela Universidade de Utah, mas não chegou a se profissionalizar, e logo se transformou em técnico, comandando um time colegial de Salt Lake City.

Após ser auxiliar nas Universidades de Iowa, Oregon e Stanford, Seifert teve sua primeira chance como head coach na pequena Cornell University, mas não deu certo. Após uma campanha 3-15 em dois anos, George retornou a Stanford para ser técnico da secundária, onde ele encontrou o recém contratado head coach dos Cardinal, Bill Walsh.

Em 1980, Walsh, já nos 49ers, contratou Seifert para ser o técnico da secundária, função que ele exerceu até 1983, quando foi promovido a coordenador defensivo. Seu trabalho nessa função excelente. Jogadores como Ronnie Lott e Eric Wright atingiram o auge sob seu comando, e o time ganhou mias 2 anéis.

O segundo deles (terceiro da franquia) veio no aniversário de 49 anos de George. Na offseason, ele era cotado para assumir o cargo de head coach de alguma franquia. O que talvez ele não esperava que fosse acontecer (ao menos não tão cedo) é que essa franquia seria a que ele já estava. Bill Walsh se aposentou e Seifert foi escolhido para substitui-lo.

George não sentiu a pressão de ser o comandante do time e conduziu os 49ers novamente ao título em seu primeiro ano como HC. Ao longo de sua passagem, seus grandes méritos foram conduzir a passagem de bastão de Joe Montana para Steve Young e recolocar o time no caminho do título após os revezes para o Dallas Cowboys, no começo dos anos 90.

Seifert ainda foi o técnico no últmo título Niner, em 1994, e permaneceu no time até 1996, sendo o único (salvo os donos do time, claro) a participar dos 5 Super Bowls vencidos pelo San Francisco 49ers. George ainda teve uma passagem pelo Carolina Panthers, onde além de técnico ele era o General Manager, entre 1999 e 2001, antes de se aposentar definitivamente. 

0 comentários:

Postar um comentário