domingo, 13 de julho de 2014

Rápida comparação entre a NFL e a Copa do Mundo FIFA.

É certo que o soccer, o nosso futebol, é o esporte mais difundido no mundo, e é extremamente muito complicado comparar-lo com a NFL em termos de explicações, já que nós brasileiros em grande maioria já intendemos de futebol desde o nascimento, o que não acontece com o futebol americano, que mesmo vindo a ser mais difundido nessa ultima década em nosso país, não nascemos torcedores, e aprendemos a gostar por curiosidade, ou por mero acasos que aconteceram na nossas vidas, em grande maioria.

E a Nation decidiu pesquisar e informar, uma comparação sobre a NFL e a Copa do Mundo FIFA. Mas não pretendemos formar um completo catálogo sobre estes dois, e sim uma rápida visão geral o que diferencia os valores da NFL com a FIFA.

A Copa Do Mundo do Brasil 2014 é um dos maiores eventos esportivos do mundo se tratando de receita final, sim um dos, pois bem fica atrás da Olimpíadas e da temporada da NFL, lembrando que a copa do mundo ocorre a cada 4 anos assim como as Olimpíadas. Para deixarmos mais claro vamos expor os valores:

De acordo com a revista Forbes o Super Bowl, evento que decide o campeão da temporada (apenas um jogo), vale 464 milhões de Dólares (1,1 bilhão de Reais) e o evento completo da Copa do Mundo equivale 160 milhões de Dólares (388 milhões de Reais) que também fica atrás das Olimpíadas que detêm 348 milhões de Dólares (844 milhões de Reais).

De acordo com a imprensa americana, um comercial de 30 segundos no canal FOX (Detentor dos direitos de transmissão da NFL) custou 4 milhões de Dólares, o que equivale a quase 10 milhões de reais, por um comercial, e a emissora não demorou pra vender seus espaços na grade de comercial.

Nisto a NFL possui uma larga vantagens sobre a FIFA

Vamos ver no quesito: Crimes Cometidos Por Representantes

Um proprietário da NFL foi acusado de Tráfico e possessão, um dos maiores documentados na história dos EUA. Outro por uma onda de fraudes e pelo que seria aqui no Brasil (Organização de Quadrilha)  e tem um dos "major" proprietário sendo investigado também por fraudes. É muito feio.

Dois membros do Comitê Executivo da FIFA, foram expulsos por corrupção, aceitado subornos para que eles votassem no Qatar como sede da Copa do Mundo de 2022, além de outros casos que não são retratados e ainda sim escondidos, o que dizer de Ricardo Teixeira , João Havelange e Joseph Blatter? Escândalos de roubo de milhões ao longo das duas últimas décadas, e cometer evasão fiscal generalizada no processo de "Eventos FIFA". Feio, muito feio não?

Na medida em que nada pode ser provado, este é realmente uma comparação muito mais até do que se poderia pensar. Como uma entidade não-governamental, a FIFA governa-se, a nomeação de seu próprio comitê de ética e determinação do que ele investiga, tipo de como como Roger Goodell julga apelações de suas próprias decisões disciplinares. Ainda assim, eu acho que é seguro assumir a corrupção e práticas extra-legais da FIFA vão muito além do que sabemos atualmente. No entanto, os proprietários da NFL não obtém o reconhecimento suficiente para que tende a ser corruptos, pois em parte a NFL estão associados com as próprias equipes, e donos de franquias, que não poderiam roubar de si mesmo. Este é exatamente o oposto da FIFA, onde a corrupção está intimamente ligado a operações de futebol, e como se diz, é uma ASSOCIAÇÃO que ela leva na letra "A" de sua sigla. 

A NFL passou as últimas três décadas de substituir quase todos os estádio por um novo brilhante que possui uma melhor comida, maior luxo e mais estacionamento. De acordo com professor de Parcerias Público-Privadas de Harvard Judith Grant, os 31 estádios da NFL atualmente, custou ao público 11,6 bilhões de dólares no dinheiro dos contribuintes, incluindo incentivos fiscais e melhorias de infra-estrutura. 

Uma vez que você levar em consideração outros custos relacionados com a Copa do Mundo - é preciso mais do que apenas estádios, afinal de conta a copa do Brasil 2014 foi estimada em US $ 11 bilhões. Um monte de dinheiro, certo? Se Qatar, de fato, sediar a Copa do Mundo de 2022, os custos já estão estimadas para subir além dos US $ 200 bilhões. A Copa do Mundo na Rússia 2018 não vai ser barato, tampouco, já estimado em mais de US $ 20 bilhões. 


Enquanto os números são catastróficos em si mesmos, o dinheiro gasto em eventos esportivos na África do Sul e no Brasil é muito mais prejudicial para as suas economias em desenvolvimento do que os fundos dos contribuintes gastos em estádios na América. Estes países podem se dar ao luxo de desperdiçar bilhões de dólares em estádios de futebol que vão praticamente não ser utilizado após o torneio. A FIFA sabe disso e não se importa nem um pouco, fazendo com que os países de acolhimento gastar todo o dinheiro, enquanto a FIFA leva o lucro.

PRECONCEITO E RACISMO


A NFL tem um nome de franquia intitulada REDSKINS, que gera desrespeito com os nativos-americanos, é praticamente chamar um negro de preto, pois a tradução de REDSKINS, no pé da letra é Peles Vemelhas. Isto ainda é muito discutido. Mesmo assim vamos colocar isso como algo reprovável. 

Porém Joseph Blatter disse para que os gays devem se abster de ter relações sexuais se assistir a Copa do Mundo no Qatar, onde a homossexualidade é ilegal, Comentário Homofóbico
Além de responder uma pergunta de um jornalista sobre John Terry, que teria traído um companheiro de time com a sua ex-mulher, o mesmo respondeu que por essa causa ele seria aplaudido de pé nos Países da America Latina. Comentário Xenofóbico não?
E que tal quando o Sr. Presidente da FIFA sugeriu que o futebol feminino seria mais popular, se eles tocaram em shorts mais apertados. Um tanto quanto Machista não?

Bom, ofender os Nativos-Americanos é uma coisa horrível, porém em três comentários Joseph Blatter ofendeu cerca de 65 por cento da população mundial.

Mais de 4.800 jogadores estão processando a NFL por concussão em curso. Além da NFL também estar sendo processada por doping até de ex-jogadores e não dizer-lhes sobre as suas lesões para que pudessem continuar jogando, isto é muito mal, de verdade.

Pois bem, De acordo uma reportagem investigativa da ESPN, as estimativas mais conservadoras disponíveis é prever 4.000 mortes resultantes diretamente da construção da Copa do Mundo Qatar: Acidentes de trabalho, excesso de esforço no calor extremo, as condições de vida deploráveis ​​faltando qualquer aparência de saneamento ou segurança. Isso quer dizer que nada do FIFA-incentivaram repressão das favelas brasileiras violentas nos anos que antecederam a Copa do Mundo, a remoção de dezenas de milhares de pessoas de suas casas.

Ainda assim, há uma diferença fundamental entre as organizações da NFL e da FIFA. Apesar do que Adrian Peterson pode acreditar, os jogadores da NFL não são escravos. Eles assinam contratos e estão livres para parar de jogar futebol a qualquer hora. Por outro lado, os trabalhadores do Qatar são literalmente escravos. Ao chegar ao país, seus passaportes são confiscados e mantido no escritório administrativo do seu empregador. Eles não podem mudar de emprego e não podem deixar o país. (Nota: este não é um argumento a favor porque a NFL não é responsável ou terrível, apenas uma distinção aqui.) Nada disso é novidade para a FIFA, já que essas práticas trabalhistas do Qatar foram plenamente em vigor quando o torneio foi atribuído a eles em 2010.







0 comentários:

Postar um comentário