quinta-feira, 3 de julho de 2014

64 dias para a NFL - O Pioneiro


Os 49ers são uma franquia eternizada pelos históricos quarterbacks que defenderam o time: Joe Montana, Steve Young, John Brodie, etc. Mas para que todos esses brilhassem, alguém tinha que começar a desbravar o caminho, certo? O post de hoje fala sobre o primeiro QB da história do San Francisco 49ers, Frankie Albert.

Frankie começou a sua carreira na Universidade de Stanford, onde venceu o Rose Bowl de 1940. Lá ele comandava a histórica formação ofensiva em T (com 2 TEs na linha ofensiva - um ao lado de cada tackle, além de 3 corredores - isso mesmo, sem WR). Ganhou honras de All-American em 1940 e 41.

Em 1942, Albert foi draftado pelo Chicago Bears. Mas não disputou um jogo sequer pelo time de George Halas, por ter servido a marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Ao voltar, comandou o Los Angeles Bulldogs, da Pacific Coast Football League e, no ano seguinte, foi contratado recém criado pelo San Francisco 49ers.

Nos seus primeiros anos de vida, os 49ers ainda não faziam parte da NFL, mas sim da All-American Football Conference (AAFC). Em San Fran, Frankie foi creditado por inventar o bootleg, jogada utilizada com alguma frequência até os dias de hoje, em que o QB finje fazer um handoff e corre com a bola pelos lados da OL.

Em 1948, Albert foi eleito co-MVP da AAFL, junto com o lendário RB Otto Graham, do Cleveland Browns. Após a fusão da AAFL com a NFL, Frankie foi eleito para seu único Pro Bowl, em 1950. Ele deixou os 49ers em 1952, e ainda jogou mais um ano no Canadá, pelo Cagary Stampeders, antes de se aposentar. 

Frankie Albert ainda trabalhou novamente nos 49ers, como olheiro e auxiliar técnico. Ele foi eleito para o Hall da Fama do Futebol Americano Universitário em 1956, e  faleceu em 2002, aos 82 anos, vítima de Mal de Alzheimer. 

0 comentários:

Postar um comentário