sábado, 28 de junho de 2014

68 dias para a NFL - Um OL Capitalista


Imagino que todo mundo aqui (ou quase todo mundo, pelo menos) goste de dinheiro. Mas poucos são os que nascem com aquele espírito empreendedor, principalmente entre os atletas. Felizmente,  nem todos são assim. Um antigo linha ofensiva dos 49ers, depois de fazer uma brilhante carreira no time, aproveitou para ganhar muito mais dinheiro fora de campo do que dentro dele. Estamos falando de Harris Barton.

Harris começou no futebol americano com apenas 5 anos de idade, e sempre mostrou que era muito talentoso. Após se formar no ensino médio, ele foi recrutado por mais de 100 universidades, incluindo programas poderosos, como Notre Dame, USC e Oklahoma. No entanto, ele optou por jogar em North Carolina, onde teve uma ótima carreira pelos Tar Heels.

Os 49ers escolheram Barton na 22ª posição do 1º round do draft de 1987. O time não escolhia um jogador de linha ofensiva na primeira rodada desde 1968, com Forrest Blue. Em seu ano de estreia, foi eleito o segundo melhor calouro da temporada.

Ao longo de sua trajetória em San Francisco, que durou até 1998, Harris participou de 138 jogos, sendo 89 consecutivos, uma marca impressionante pra quem atua em uma posição onde os jogadores se lesionam com frequência, e ainda ganhou 3 Super Bowls.

Após se retirar dos gramados, ele ajudou a criar e gerenciar a "Champion Charities", uma espécie de fundo que investia em Capital de Risco, Fundos de Cobertura (capitais de altíssimo risco) e em empresas que ainda não estavam na bolsa de valores. Como estratégia de marketing, ele fez uma campanha de caridade, arrecadando milhões de dólares de estrelas do esporte americano, como Dan Marino, Peyton Manning, Barry Bonds e Wayne Gretzky, que foram destinados para pesquisas sobre o câncer no cérebro, doença que matou os seus pais.

No auge da empresa, em 2008, eles chegaram a gerenciar quantias que ultrapassavam a marca de US$ 2,4 bilhões. Em 2010, um ano após vender a empresa, Barton deixou totalmente o negócio para se dedicar a investimentos em startups.

0 comentários:

Postar um comentário