sexta-feira, 27 de junho de 2014

69 dias para a NFL - O Poderoso Chefão


Em cada time da NFL existe uma hierarquia. Os jogadores respondem aos seus técnicos, cada posição tem um treinador específico. Esses técnicos respondem aos coordenadores defensivo/ofensivo, que se submete ao Head Coach, cujo chefe é o General Manager, que por suz vez responde ao presidente/CEO e por fim ao dono da franquia. Em alguns casos, uma pessoa pode acumular mais de um cargo dentre os descritos aqui. No caso dos 49ers, o CEO, dono e personagem do post de hoje é Jed York.

Jed começou sua carreira profissional como analista financeiro, bem longe dos negócios da família. Mas pouco depois, sua família decidiu que ele deveria já ir para os 49ers, de modo a começar uma transição mais lenta e gradual de liderança dentro da franquia quando Mike Nolan foi contratado para ser o Head Coach. 

Seu primeiro cargo nos Niners foi o de Diretor de Planejamento Estratégico, passando depois para Vice Presidente da mesma área. Nesses cargos, ele trabalhava com projetos relacionados a marca do time, além de operações que envolviam o desenvolvimento financeiro e operacional da franquia.

No final de 2008, York assumiu a presidência do time. Ele era o homem que comandava de fato a franquia, apesar de o fornecimento de recursos e a representação do time junto aos outros donos e executivos da NFL continuarem como papel de seus pais.

Seu maior e mais bem sucedido ato na presidência foi a contratação de Jim Harbaugh, no começo de 2011. Com Jim no comando técnico, os 49ers saíram de anos de péssimas campanhas diretamente para três finais de conferências consecutivas. Jed deixou a presidência do time em 2012, mas reteve para si o cargo de CEO, o que faz com que ele continue sendo a referência máxima no controle dos 49ers.

0 comentários:

Postar um comentário