quarta-feira, 4 de junho de 2014

92 dias para a NFL - O antigo homem do cheque


O sucesso de um time de futebol americano não depende apenas dos jogadores. Eles tem que ter um bom respaldo da comissão técnica, e estes, por sua vez, precisam do apoio dos homens que de fato comandam a franquia. E poucas pessoas na história da NFL foram tão prolíficas na arte de comandar uma franquia como Edward DeBartolo Jr.

A família DeBartolo era uma das mais poderosas, financeiramente, dos EUA desde o fim dos anos 40, quando Edward DeBartolo Sr, montou um verdadeiro império baseado na construção de lojas e shopping centers. Em 1977, o velho DeBartolo comprou o San Francisco 49ers e deu "de presente" para seu filho o comando do time.

Após temporadas péssimas em 1977 e 78, DeBartolo comandou uma reformulação no time. Contratou um novo técnico, e o deu poderes de General Manager, e um jovem QB foi draftado na 3ª rodada, também em 1979. Os resultados não vieram imediatamente, e as 2 temporadas seguintes foram bastante fracas.

Mas DeBartolo resolveu dar um voto de confiança na sua equipe em 1981. Se você já leu um pouco sobre a história dos 49ers, sabe que o técnico e o quarterback de quem falo são Bill Walsh e Joe Montana, respectivamente. Bem, o resto é história. Naquele ano o time ganhou seu primeiro Super Bowl e começou uma dinastia que durou por toda a década de 1980, com outras 3 conquistas no Grande Jogo, além de recorrentes idas aos playoffs.

Mas nem tudo são flores na vida de Edward. Em 2000, ele esteve envolvido em um escândalo de corrupção, teve que ficar em liberdade condicional e foi suspenso pela NFL. Após o caso, ele entregou o comando do time para sua irmã, Denise York. O período coincidiu com o declínio do time, que perdurou por toda aquela década. Atualmente o dono dos 49ers é Jed York, filho de Denise.

Faltam 92 dias!

0 comentários:

Postar um comentário