segunda-feira, 16 de junho de 2014

80 dias para a NFL - The one and only: Rice


O melhor jogador de futebol americano de todos os tempos. E não sou eu que estou dizendo isso, a própria NFL Network o colocou em 1º lugar em uma produção feita para mostrar os 100 maiores do esporte. E se ele brilhou por 16 temporadas com a camisa dos 49ers, azar é dos outros. Hoje é dia de reverenciar o mito Jerry Rice.

É inviável falar aqui sobre todos os feitos e um resumo da sua carreira, já que ele fez tanta coisa brilhante que eu ficaria escrevendo aqui pelos 80 dias restantes de contagem regressiva. E vocês também não teriam paciência pra ler. Apenas para não passar em branco, Rice é líder DISPARADO na história da NFL em recepções, jardas de recepção, jardas totais (corrida, recepção e retornos) touchdowns recebidos, touchdowns totais e por aí vai. Etc, etc, e etc. E ainda tem 3 anéis de Super Bowl. O mais importante é saberem que ele foi um cara que mudou a maneira como o futebol americano é jogado.

Quando Rice chegou na NFL, em 1985, as principais estrelas da Liga eram os running backs (Walter Payton, Eric Dickerson, Bo Jackson, etc). Os ataques e as defesas giravam em torno deles. Quando Jerry se aposentou, em 2004, após uma temporada pelo Seattle Seahawks, o futebol americano já era um jogo essencialmente aéreo, na era dos QBs, dos recebedores com mais de 1000 jardas, etc. 

Se isso aconteceu, tenha certeza de que a 'culpa' é dele. Sua completa dominância sobre os adversários estabeleceu um novo padrão, que as equipes aos poucos foi copiado pelas outras equipes. Comparando com um exemplo recente, guardadas as devidas proporções, obviamente, é o que acontece com Richard Sherman e os CBs - seu sucesso mudou o protótipo de jogador que os olheiros buscam no draft para aquela posição.

Rice também deixou o legado de extrema dedicação - tanto para o aprendizado de suas rotas quanto para o condicionamento físico. Não poderia fazer um texto sobre ele e não mencionar The Hill - uma colina nos arredores de San Francisco que Jerry subia correndo todos os dias (ele faz isso até hoje, diga-se) para aprimorar a forma física, o que aumentava mais ainda sua quase desleal vantagem sobre os marcadores. 

Enfim, você gosta daqueles jogos com placares elásticos, uma tonelada de passes, jogadas explosivas e muitos touchdowns? Agradeça a Jerry Rice. Faltam 80 dias!


0 comentários:

Postar um comentário