segunda-feira, 23 de junho de 2014

73 dias para a NFL - O Italiano


O jogador do post de hoje tinha tudo pra não ser um jogador de futebol americano. Pra começar, ele nasceu na Itália, em 1924. Como o esporte é muito enraizado apenas nos EUA (naquela época então, nem se fala), seria muito difícil para um estrangeiro acostumar-se com o FA. Ele imigrou para os EUA na adolescência, mas logo teve que servir seu novo país na Segunda Guerra Mundial. Ele sobreviveu ao conflito, voltou ao país e foi para a faculdade. Apenas lá teve contato pela primeira vez com a bola oval. Antes tarde do que nunca. Ele foi para a NFL e por lá fez história. Estamos falando hoje de Leo Nomellini.

Leo foi a primeira escolha de draft da história do San Francisco 49ers, em 1950. Naquela época, os jogadores atuavam tanto no ataque quanto na defesa. No caso de Nomellini, ele atuava nas linhas - tanto ofensiva quanto defensiva. E era tão bom que foi eleito All Pro em ambas as posições, por várias vezes. Como defensive tackle, foi eleito para a seleção de todos os tempos da NFL, quando do aniversário de 50 anos da Liga e para o time da década de 1950.

Em 14 anos de carreira pelos 49ers, Leo jamais perdeu uma única partida. Foram 266 jogos, contando temporada regular, playoffs e pré-temporada. Foram 10 eleições para o Pro Bowl e 9 vezes All Pro. E ainda arrumava tempo para, na offseason, praticar wrestling, com o apelido the "The Lion".

Em reconhecimento pelos seus feitos, ele foi para o Hall da Fama dos Profissionais logo em seu primeiro ano de elegibilidade, em 1969. Em 1977, também foi eleito para o Hall da Fama da NCAA. Além disso, sua camisa #73 foi aposentada pelos 49ers.

0 comentários:

Postar um comentário