quinta-feira, 19 de junho de 2014

77 dias para a NFL - De Tutuila para o Mundo


"A Samoa Americana é uma dependência dos Estados Unidos situada na Polinésia. Compreende as ilhas orientais da Samoa, sendo a principal Tutuila" - a Samoa Americana (peguei a info entre aspas na Wikipédia) ficou conhecida por levar a maior sacolada da história do futebol de seleções, um 31x0 da Austrália. Mas lá da ilha de Tutuila veio um dos jogadores mais importantes do time dos 49ers: o post de hoje é sobre Mike Iupati.

Mike começou no futebol americano quando se mudou para a California. Lá se destacou no nível colegial, jogando tanto na OL quanto na DL, mas não era considerado um dos melhores prospects para a NCAA. Para piorar sua situação, o fato de inglês não ser seu idioma nativo prejudicava seu rendimento acadêmico, o que afastava as universidades. Iupati acabou parando na pequena Idaho e por lá jogou no college.

Sua carreira na NCAA foi brilhante, e fez com que os 49ers o escolhessem no 1º round do draft de 2010. Foi a primeira vez desde 1968 que os 49ers escolheram na 1ª rodada um jogador que atuava no interior da linha ofensiva. Desde seu 1º jogo, Iupati foi titular e causou um ótimo impacto ao time, especialmente no jogo corrido. Foi eleito para o All-Rookie Team de 2010.

Desde então seu jogo não parou de evoluir. Em 2012 ele foi eleito para o seu primeiro Pro Bowl, e também para o All-Pro Team, e repetiu sua ida ao Jogo das Estrelas da NFL no ano passado. Hoje em dia, é considerado um jogador de elite em toda a liga, e pedra fundamental na linha ofensiva Niner.

Mas como nem tudo são flores, o contrato de calouro de Iupati se encerra ao fim desse ano. E como preço a pagar (literalmente) por ter um time bom, os 49ers não tem muito espaço no salary cap. E, obviamente, Iupati tem todo o direito de pleitear uma bela grana a partir do ano que vem. Ainda não sabemos se ele continuará no time. Que Trent Baalke arrume uma boa solução. Faltam 77 dias!

0 comentários:

Postar um comentário